.: Livro Digitalizado! E-Book .:
O presente trabalho, modesto como os demais que escrevi, não pretende preencher lacuna alguma, pois os nossos Irmãos portadores de graus superiores, possuem conhecimentos profundos sobre a matéria.
No entanto, ainda, entre nós, ninguém havia pensado em apresentar um trabalho sobre os graus Capitulares.
A tarefa, posto muito agradável, foi muito difícil, face a escassez de literatura e a timidez com que os maçons dos graus superiores conduzem o assunto.
Quase todo trabalho provém de profunda meditação e análise.
Fui obrigado a trabalhar, mais com um bisturi que com a pena; dissecados os símbolos, pareceu-me que a tarefa seria útil; pelo menos, apresento ao povo maçônico o primeiro trabalho, sobre o qual, os demais autores maçônicos (existe uma literatura maçônica), hão de reconstruir, evoluindo os conceitos, ampliando-os e assim, enriquecer o acervo literário do País.
O Supremo Conselho do Grau 33.° do Rito Escocês Antigo e Aceito para a República Federativa do Brasil, padronizou todos os Rituais, e hoje temos, em cada Estado da Federação, as reuniões dos graus superiores, devidamente uniformes e regulares.
Trata-se, mais de uma obra consultiva, que de leitura contínua.
Quase que um “manual”. Cada uma das 200 respostas, poderá suscitar discussão e assim ampliar os conceitos.
Logo, são 200 temas, totalmente autênticos, perfeitamente “esquadrados”, e aprovados, previamente pela Autoridade Maçônica Superior.
Entrego aos meus Amigos e Irmãos, as minhas considerações, com muita satisfação e alegria, com o desejo de que frutifiquem para a grandeza da Maçonaria Brasileira.
O que importa é buscar nas “entrelinhas” a sua essência; ouvir o que o Espírito tem a dizer; compreender a sua mensagem.
Este foi o propósito que me animou a escrever o presente trabalho: realçar os valores cobertos por véus; ainda subsistem outros véus, muito espessos; oportunamente, por sua vez, serão erguidos.