A LETRA “G”

A letra G do alfabeto latino apresenta-se como um dos mais singelos símbolos, que expressa, porém, a grandiosidade maçônica.

Como a base da maçonaria é a construção, e a arquitetura a ciência aplicada à obra, “G” representa o grande geômetra, ou seja, Deus.

De forma isolada e lançada como maiúscula, substitui o Iod hebraico e serve de logotipo, de emblema, de sinal, enfim, para evidenciar a presença de um maçom; dentro do templo, ela situa-se em dois símbolos, no espaço livre entre o cruzamento do compasso e do esquadro e na parte central da estrela flamígera.

O símbolo “G” presta-se a múltiplas elucubrações, de certo modo abusivas, pois a criatividade da mente humana não tem limites; assim, de conformidade com a língua adotada em um país, toda palavra que iniciar por uma letra “G” encontrará quem extraia “ensinamentos esotéricos”.

Contudo, o equilíbrio deve nortear o maçom. Se em inglês Deus é dito “God”, não haverá conflito algum entre a simbologia das letras “D” e “G”, porque, em hebraico, Deus já terá outra letra a expressá-lo, assim como em grego, persa, hindu, enfim, a multiplicidade dos idiomas não poderá servir para criar confusões.

Nas sagradas escrituras, Deus vem nomeado por inúmeros substantivos, e cada maçom saberá honrá-lo e glorificá-lo, como queira.

. . .

“Escrevo pra ti, maçom ativo.
Escrevo pra ti, maçom adormecido.
Escrevo pra ti, maçom sonolento.
Escrevo pra ti, maçom que crê na existência do Grande Arquiteto do Universo.
Escrevo pra ti, maçom cristão.
Escrevo pra ti, profano de alma maçônica.
Escrevo pra ti, homem sem esperanças!”  DaCamino

Compartilhe com seus irmãos: